Quantidade de Páginas visitadas

FESTA JULINA 2015
"Ocê mum há de perdê essa festança que vai ser no CEIEBJA, no dia16 de julho de 2015 a partir das 19 horas".

Num vai fartá!!







Encerramento de Inglês


 Grupo de alunos da APED de Enéas Marques, no encerramento da disciplina de Inglês, com a professoraMargareth Blasius e as diretoras, Ilda Schmitz e Rosângela Parise.





OBRAS NOVAS NA BIBLIOTECA

ATENÇÃO PROFESSORES.... OBRAS NOVAS NA BIBLIOTECA DO CEEBJA, ESPECÍFICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.






RETORNO AS AULAS

 


Comunicamos que o CEEBJA retornou às atividades no dia 10/06/2015.


Para os interessados em fazer matrícula, a escola tem vaga no Ensino Fundamental e Médio, nos três turnos: manhã, tarde e noite.


Lembramos ainda, que os alunos que fizeram matrícula no ano de 2015, devem retornar a escola o mais breve possível para retomada das atividades.


Aguardamos vocês...........Grande abraço.




PATRULHA ESCOLAR VISITA O CEIEBJA
Na tarde de 13 de abril, segunda-feira, estiveram no CEIEBJA, o Tenente Leandro, o Cabo Menin e o Soldado Júlio. Eles orientaram os alunos sobre o uso do celular, das boas maneiras, respeito aos professores e colegas, uso de drogas dentro do espaço escolar ou nas redondezas. Falaram também da importância do cumprimento do horário na escola.

A Direção do CEIEBJA agradece aos integrantes da Patrulha Escolar pelo importante trabalho desenvolvido.

Horário CEIEBJA Francisco Beltrão
Para ver o horário das disciplinas CLIQUE AQUI.
Confraternização de Fim de Ano
Dia do Diretor (a)
12 de Novembro !!! Dia do Diretor...

Homenagem dos alunos, funcionários e professores

Parabéns Ilda e Rosangela !!! Vocês são exemplos para todos nós !!!
Artista plástica Carmes Franciosi, recebe alunos do CEEBJA em seu ateliê.
Dia 31 de outubro , os alunos do turno da manhã das professoras Ivanir Bernardi Gnoatto e Luiza Cataneo, fizeram uma visita a Carmes Franciosi.

Mais que a inspiração, mais que o domínio das cores e da técnica, as paisagens naturais retratadas em suas telas, Carmem encantou os estudantes jovens e adultos pela criatividade e leveza que vai dando vida a tudo através da espátula e da tinta.

Dona Carmes recebeu os alunos com grande maestria e disposição, enaltecendo a arte e a cultura da região, muito bem retratadas em suas telas.

A direção do CEEBJA, parabeniza as professoras pela organização do evento e agradece com muito carinho a atenção dispensada por Carmes Franciosi, durante todo o período.



Apresentaão de Dança - APAE de Francisco Beltrão
Alunos da APAE de Francisco Beltrão, realizaram uma linda apresentação de dança no CEEBJA.

Sob a supervisão das professoras: Sandra Tovo, Elizete Brum, Jussara Weipperti e Luciane Girardi.
Teatro
Teatro educativo...

Companhia de Teatro Théspis sob a direção de Vilmar Mazzetto.

Visita ao Aterro
A visita teve como principal objetivo tratar do tema e conscientizar os alunos quanto aos problemas sociais gerados a partir do lixo e ao mesmo tempo despertar o cidadão critico que cada aluno já possui pela própria experiência de vida. Os benefícios desse lixo para fins próprios e para população como: adubo orgânico a partir de restos de alimentos, a produção de gás que ao longo do tempo esse lixo vai produzindo e que poderá num futuro próximo ser aproveitado para a economia em parcerias com empresas de energia.

(Professora Maria de Lourdes)

MATRÍCULAS EJA
ATENÇÃO

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Idade Mínima para o Ensino Fundamental (6ª a 9ª):15 anos

Idade Mínima para o Ensino Médio (1º a 3º):18 anos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Histórico Escolar

Conta de Energia Elétrica

Identidade/CPF

Certidão de Nascimento/Casamento
Alunos da disciplina de arte do CEEBJA, reproduzem a Arte Africana, sob a orientação da professora Ivanir Gnoatto
Conheça um pouco mais dessa arte e veja a produção dos alunos nas fotos. Introdução A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história. História e características da arte africana O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade. Podemos identificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência norte-africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito Antigo nas civilizações africanas do sul do Saara. A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana. Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc. Chegada ao Brasil A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira. Roupas africanas Roupas africanas são conhecidas pela variedade de estampas decorativas e pelas cores vivas. O "caftan" ou "kaftan", por exemplo, é uma veste longa com ou sem mangas que hoje é geralmente usado por mulheres. Antigamente, entretanto, os homens africanos também o usavam normalmente. Pesquisadores reportam ainda que os antigos egípcios, como Cleópatra, usavam caftans de seda decorados. O termo "caftan" tornou-se uma palavra genérica e é usado em toda a África e em outras partes do mundo.

Arte com Materiais Recicláveis
Utilizando CDs, os alunos da disciplina de arte do CEEBJA, produziram belos trabalhos. Leia mais sobre a reutilização de materiais recicláveis e confira as fotos dos trabalhos orientados pela professora Ivanir Gnoatto.

OBJETIVO - Com criatividade e visão, é possível transformar materiais recicláveis em trabalhos artísticos únicos e irreverentes,com sintonia e beleza..

Reduzir, Reutilizar e Reciclar são palavras de ordem para o mundo que vivencia a era da sustentabilidade. A sustentabilidade pode ser entendida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Todos nós, de alguma maneira, podemos contribuir com o único mundo que temos e pelo qual somos eternamente responsáveis.

Muito antes da necessidade de amenizar impactos no planeta, historicamente os trabalhos artísticos e o artesanato já mantinham essa prática ao utilizar como matéria prima o reaproveitamento daquilo que estava disponível na natureza respeitando seu ciclo.(neste caso os Cds em desuso) .

É nesse cenário que a arte ganha impulso nas escolas, ao provar que com uma boa dose de criatividade há possibilidade de transformar itens que seriam destinados ao lixo em novos ensinamentos, dando-lhe outra função que contribua com seu uso consciente.

O projeto de arte com CD é bem criativo e fácil de fazer, e se inspira na reutilização das mídias descartadas (CDs.) fazendo um belo trabalho artístico.














Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito